domingo, 6 de setembro de 2015

Museu da Imigração

O museu da imigração está situado no bairro do Brás, bem próximo ao metrô.


Já aviso, antes de tudo, que essa região é bem trash. Fui sozinha em um domingo e o trajeto a pé da estação Brás até o museu, que não passa de dois quarteirões, é no mínimo assustador. 
Ruas desertas, moradores de rua, ter que atravessar um pontezinha que fede a urina e não há nenhuma segurança na rua ... não recomendo ir sozinho. A maioria das pessoas que estavam no museu chegaram lá de carro. Enfim, é triste a situação da localização do museu. 


O prédio que abriga o museu da imigração já é cheio de história por si só. A construção foi iniciada em 1886 e a inauguração ocorreu em 1887. O prédio foi projetado para ser uma hospedaria de imigrantes, onde seriam recebidos os imigrantes que chegavam ao Brasil para trabalhar. As pessoas que lá chegavam eram registradas com seus nomes, país de origem, data de chegada ao Brasil. Sendo um lugar de passagem essas pessoas recebiam abrigo, comida e banho até que fossem encaminhadas para seus empregos e casa nova.
Hoje em dia parte deste prédio abriga o acervo do museu, e outra parte acolhe imigrantes que precisam de ajuda.





Além da história da imigração no Brasil o museu conta um pouco sobre o processo migratório do ser humano ao longo das eras. É bem interessante e muito bem feito. Há informações bem completas expostas em vídeos ilustrativos.
Achei uma pena o acervo de objetos não ser tão grande. Há uma sala onde há expostos alguns objetos de época e cartas de imigrantes que passaram pela hospedaria no início do século XX.




O museu é bem sinalizado e há acessibilidade para cadeirantes, como rampas e elevadores. Há informações em português, inglês e espanhol, além de áudio guia, cobrado a parte.



 

O Museu da Imigração funciona de terça a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos das 10h às 17h. Quinzenalmente, às sextas-feiras, o MI oferece visitação noturna com entrada gratuita, ampliando seu horário de atendimento até as 20h. Confira os dias na agenda do site
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca, São Paulo/SP. Estação Brás. 

Preços
R$ 6,00 inteira - R$ 3,00 meia. Gratuito aos sábados.
Para mais informações, acesse o site http://museudaimigracao.org.br/




Subscribe to Our Blog Updates!




Share this article!

2 comentários:

Eliana disse...

Ensaiei pra ir neste museu mas a localização dele me deixou meio assustada. Ficamos com medo de andar a pé hahaha Numa de nossas idas ao Brasil, ganhei ingressos pro teatro, próximo aí também...tínhamos que andar coisa de 1km a pé...foi trash mesmo como vc disse. Sorte que tinha um grupinho de meninas, um outro casal. Ninguém precisou falar nada, simplesmente nos juntamos uns aos outros pra andarmos num grupo só tanto na ida como na volta.
Nossa, como é bonito o prédio. Ohhh quem sabe de uma próxima iremos visitar. Bjs

Ana Célia disse...

Eliana, prepare uma excursão ou um carro pra ir até lá, hehe.

Return to top of page
Powered By Blogger | Design by Genesis Awesome | Blogger Template by Lord HTML