domingo, 22 de fevereiro de 2015

Parque da Cantareira - Núcleo Cabuçu

Em busca de áreas verdes, lugares para descansar e fugir do stress da cidade, a minha dica é uma cachoeira localizada bem pertinho da área urbana, mas que fará você achar que está bem longe dos ruídos dos motores e buzinas de carros.

Localizado no Parque Estadual da Cantareira na zona Norte de São Paulo, o parque é dividido por 4 núcleos:
1. Núcleo Pedra Grande (Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal),

2. Núcleo Águas Claras (Av. Senador José Ermírio de Moraes, s/n – Mairiporã/SP)
3. Núcleo Cabuçu (Av. Pedro de Souza Lopes, 7903 – Jardim São Luis – Guarulhos/SP)

4. Núcleo Engordador (Av. Cel. Sezefredo Fagundes, (altura do nº 19100) – Jardim Cachoeira – São Paulo/SP).

A cachoeira visitada está dentro do Núcleo Cabuçu.

O ideal é ir de carro, não sei se é possível ir de transporte público, e não confie em GPS, acredite nos seres humanos e no velho ditado “quem tem boca vai a Roma”. Fomos pela Rodovia Fernão Dias, sentido BH, entramos a direita no km 80, após a Casa de David e a partir desse ponto fomos perguntando, pois já estávamos bem perto, mas as estradinhas não possuem placas com nome e o GPS não pega.

O parque possui quatro trilhas: Jaguatirica (1 Km), Tapiti (250 m), Sagüi (730 m) e Cachoeira (5,2 Km), totalizando aproximadamente 7km. Não se assuste com o tempo de caminhada indicado nas placas, pois fizemos a trilha Jaguatirica em 20 minutos e estava indicado 45, já a trilha da Cachoeira fizemos em 45 minutos e estava indicado 3 horas.

Começamos o percurso pela Jaquatirica e continuamos pela Cachoeira. A primeira é rápida e leve, já a segunda é bem mais comprida e com muitas subidas, sendo necessário algumas pausas no caminho para descansar e aproveitar para admirar a natureza. Mas a recompensa no final é muito válida, uma bela cachoeira!!!

Para voltar o percurso é pelas mesmas subidas e descidas da trilha da Cachoeira, porém não pegamos a trilha Jaquatirica e voltamos por um outro caminho que nos levou até a represa, que por sinal também proporciona uma bela vista, apesar de ela estar bem baixa e seca.

Essa represa se formou com a construção da barragem em 1904 e era conhecida como Represa do Cabuçu. Funcionou por mais de 60 anos, porém foi desativada quando entrou em operação o atual sistema Cantareira.

Dicas: vá com roupas leves e tênis, leve comidinhas e muita água, leve câmera fotográfica, vá ao banheiro antes de começar as trilhas e leve uma canga para sentar e admirar a cachoeira.

Núcleo Cabuçu: Av. Pedro de Souza Lopes, 7903. CEP: 07075-170 - Guarulhos/SP.
Fone: (11) 2401-6217 / 2406-8429
pec.cabucu@fflorestal.sp.gov.br

Entrada:  R$ 9,00 (inteira) / R$ 4,50 (meia)

Estacionamento: R$ 6,00

Esse post foi feito por Cinthia Ferreira.

Subscribe to Our Blog Updates!

Share this article!

Eliana disse...

Noooossa, que lugar lindo! E eu nunca soube que existia. Vou até perguntar pra uma amiga de Guarulhos se ela conhece hahaha aposto que não! hahahah Bjs